Peugeot e Citroën confirmam renovação de veículos nacionais

A fábrica brasileira do grupo PSA vai receber a nova plataforma modular CMP. Com isso, poderá produzir as novas gerações de modelos Peugeot e Citroën.

A empresa confirmou um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões para adequar a linha de produção de Porto Real (RJ) à nova base. Haverá 30 novos robôs: ao todo, serão 275 máquinas em operação.

Hoje, a fábrica nacional produz as gerações atuais dos Peugeot 208 e 2008 e dos Citroën Aircross e C3, além do recém-lançado C4 Cactus. Todos são derivados da antiga plataforma BVH1.

O grupo PSA ainda não divulgou quais serão os novos carros produzidos no Brasil, mas os planos incluem uma nova geração de compactos.

É provável que, nos próximos dois anos, toda a linha de produtos seja renovada, com exceção do C4 Cactus.

A plataforma CMP também estará na linha de produção do grupo PSA na Argentina. De lá sairá o novo Peugeot 208, que chega ao Brasil em 2020.

Há chances de a fábrica de Porto Real ser dedicada a um modelo de entrada posicionado abaixo do 208 argentino e também a utilitários compactos, a exemplo das novas gerações de 2008 e Aircross.

Outra possibilidade é a chegada do novo Citroën C3, já com o visual renovado que estreia na França em 2020.

A atualização da linha de montagem de Porto Real ocorrerá na virada de 2019 para 2020: a produção será interrompida entre novembro e janeiro, período que inclui as férias coletivas.