Volkswagen apresenta versão definitiva do Nivus, que estreia em junho
O carro foi exibido em uma live transmitida a partir da fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), que volta à produção nesta segunda (1º).
As caixas de roda com molduras pretas deixam o Nivus com aparência off-road, para encaixá-lo no segmento dos utilitários compactos. O caimento do teto na parte traseira busca similaridade com os cupês, mas lembra também a primeira geração do Passat, que foi produzido e vendido no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980, e o Pointer dos anos 1990.
Visto de perfil, o novo Volkswagen parece um SUV de maior porte. Com 4,26 m de comprimento, é 6 cm mais longo que o T-Cross, embora a menor distância entre eixos resulte em menos espaço para esticar as pernas no banco de trás.
Os centímetros extras aparecem no tamanho do porta-malas. O Nivus é capaz de levar 415 litros de bagagem, sendo suficiente para viagens curtas de um casal com dois filhos.
Segundo Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, o novo modelo será uma opção de entrada para os SUVs, com preço logo acima dos hatches compactos mais equipados.
Portanto, o Nivus deverá custar a partir de R$ 90 mil, pois o Polo Highline 200 TSI, com quem compartilha base mecânica e motor 1.0 turbo (128 cv), é vendido por aproximadamente R$ 86 mil.
Os principais itens de série do novo VW serão câmbio automático de seis marchas, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, faróis com LEDs e controles de tração e de estabilidade.
O carro poderá ser equipado com seis airbags, mas a montadora não divulgou quais versões trarão esse pacote de segurança, que é item de série no T-Cross.
As versões mais caras do Nivus terão rodas de liga leve com acabamento brilhante nas cores grafite e preto, frenagem automática e controlador de cruzeiro adaptativo, que faz o veículo seguir o ritmo do trânsito.
O grande destaque, contudo, será a nova central multimídia Volks Play.
O equipamento permitirá agendar revisões diretamente na tela sensível ao toque, além de emitir alertas e detalhar o que está havendo com o Nivus. Também será possível baixar aplicativos de entrega, navegação e estacionamento, entre outros.
As concessionárias deverão estar abertas quando chegar a hora de colocar a novidade nas ruas, mas a montadora alemã aposta também em apresentações virtuais que estão sendo aprimoradas durante o período de isolamento social.
A Volks desenvolveu um aplicativo para visualização digital do carro, por dentro e por fora. Há ainda uma ferramenta de configuração online, que permite incluir acessórios e visualizar como o equipamento se encaixa no Nivus.
A próxima etapa da campanha de lançamento inclui vídeos com o ator Caio Castro apresentando o carro, e depois serão revelados preços e versões. É bom a Volkswagen se apressar, pois corre o risco de ver um concorrente roubar a cena: a nova picape Fiat Strada será lançada oficialmente no dia 26 de junho.