Ford Territory chega às lojas e passa pelo teste Folha-Mauá
A Ford dá início à renovação de sua linha no Brasil com a chegada do Territory. O SUV é importado da China, assim como um iPhone e outros tantos gadgets. A empresa inicia agora o processo de venda nas concessionárias, e as primeiras entregas vão ocorrer em setembro.
A opção SEL custa R$ 165,9 mil e é equipada com seis airbags, controles de estabilidade, conexão sem fio com celulares (Apple CarPlay e Android Auto) e direção com assistência elétrica.
Tanto o carro como o ar-condicionado podem ser ligados por meio de um aplicativo desenvolvido para a Ford.
A versão Titanium (R$ 187,9 mil) acrescenta controle de cruzeiro adaptativo (acompanha o ritmo do trânsito na estrada sem que seja preciso frear ou acelerar) frenagem autônoma de emergência, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e resfriamento, painel digital e rodas de 18 polegadas.
Foi o Territory mais equipado que passou pelo teste Folha-Mauá.
O Ford chegou à garagem com bancos parcialmente forrados de couro creme e molduras plásticas que imitam madeira. A combinação destaca o espaço disponível na cabine, um dos melhores de seu segmento.
O porta-malas tem 348 litros de capacidade, número próximo ao do Jeep Compass (410), mas distante do oferecido pelo Volkswagen Tiguan Comfortline (686). Esse é o principal problema do Territory em um segmento que prioriza as famílias.
Após achar a melhor posição ao volante, o motorista precisa de um tempo para aprender a lidar com tantos comandos. Há um botão giratório que permite mexer na central multimídia, mas também é possível fazer escolhas por meio da tela tátil.
Após tudo ajustado, o Ford Territory parte sem fazer barulho. É possível notar o empenho da montadora em recuperar o ar luxuoso que consagrou a marca no mercado nacional.
A suspensão preza pela suavidade e não faz os ocupantes sofrerem ao rodar sofre asfalto ruim. O foco está no conforto, sem arroubos esportivos.
Na pista de testes, o desempenho foi satisfatório. A combinação do motor 1.5 turbo a gasolina (150 cv) ao câmbio automático do tipo CVT, que simula oito marchas, levou o novo SUV do zero aos 100 km/h em 11,3 s.
Para comparar, o Compass Limited 2.0 flex (R$ 154 mil) cumpre a mesma prova em 12,3 s, e o Volkswagen Tiguan Comfortline 1.4 TSI flex (a partir de R$ 171,7 mil), em 9,5 s.
Após o teste, o Ford Territory deixou boa impressão. Seu conjunto mecânico está adequado à proposta, mas tem a desvantagem de não ser flex. Seus pontos fortes são o espaço na cabine e a fartura de equipamentos, além da tradição da marca americana no segmento de utilitários esportivos
Ford Territory Titanium
Preço: R$ 187,9 mil
Motor: dianteiro, transversal, a gasolina, 1.5 turbo
Potência: 150 cv a 5.300 rpm
Torque: 21,4 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm
Transmissão: Tração dianteira, câmbio automático do tipo CVT (simula oito marchas)
Pneus: 235/50 R18
Peso: 1.632 kg
Porta-malas: 348 litros
Comprimento: 4,58 m
Largura: 1,94 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,72 m
Aceleração: (0 a 100 km/h) 11,3s
Frenagem: (80 km/h a 0) 37,6 m
Consumo urbano: 8,7 km/l (g)
Consumo rodoviário: 13,4 km/l
Números de desempenho e consumo foram aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia