Carro mais vendido de setembro, nova Fiat Strada passa pelo teste Folha-Mauá
A Fiat voltou ao primeiro lugar em vendas no Brasil, e o feito coube a uma picape.
A Strada chegou ao topo do ranking no mês de setembro, de acordo com dados prévios do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Foram emplacadas 11,9 mil unidades da picape no último mês, superando por pouco o Chevrolet Onix (11,7 mil).
No total, as vendas de veículos tiveram alta de 13,3% entre agosto e setembro. O número inclui carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.
Na comparação com setembro de 2019, o último mês registrou queda de 11,6%. No acumulado do ano, há retração de 32,3%.
A nova geração da Strada foi lançada em abril. Devido à pandemia, suas vendas só começaram a embalar na virada do semestre.
O modelo ganhou versões com cabine dupla e quatro portas, que passou pelo teste Folha-Mauá na opção Volcano 1.3 Flex. Com 109 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas, teve desempenho satisfatório nas provas de aceleração e retomada. Preço? R$ 82,3 mil.
A direção com assistência elétrica deixou a picape mais agradável no uso cotidiano, algo percebido já nas primeiras manobras. O motorista se sente em um SUV compacto tanto pela posição elevada como por estar cercado de gadgets.
A Strada Volcano veio com a central multimídia que permite conexão sem fio aos sistemas Android Auto e Apple Carplay. Segundo pesquisas feitas pelas montadoras, equipamentos desse tipo sobem rapidamente no ranking de preferências dos consumidores.
Há novidades também em segurança, com a adoção de airbags laterais nas versões com cabine dupla, além dos controles de tração e de estabilidade.
O interior tem revestimentos escuros e fáceis de limpar. O objetivo é transmitir robustez, não luxo. O espaço no banco traseiro equivale ao de um hatch compacto –não é bom, mas antes era pior.
A posição de dirigir é o ponto a melhorar. O volante não tem regulagem de profundidade, sendo difícil achar o ajuste ideal para pernas e braços. Nesse quesito, a irmã maior Fiat Toro (a partir de R$ 101 mil) está quilômetros à frente.
Embora pequeno, o motor 1.3 Firefly garante desenvoltura nos trechos urbanos. O câmbio de relações curtas ajuda bastante, apesar de o giro permanecer alto em trechos rodoviários. Uma sexta marcha seria bem-vinda e ajudaria a reduzir o consumo em viagens –que, vale dizer, já é bom.
Confira os dados técnicos e os resultados obtidos na pista de teste e em circuito urbano. As medições foram feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Fiat Strada Volcano 1.3 Flex
Preço R$ 82,3 mil
Potência 101 cv (G) e 109 (E) a 6.250 rpm
Torque 13,7 (G) e 14,2 (E) a 3.500 rpm
Capacidade de carga 650 quilos
Volume da caçamba 844 litros
Peso 1.174 quilos
Pneus 205/60 R15
Aceleração (0 a 100 km/h) 13s (G) e 12,4s (E)
Retomada (80 a 120 km/h) 13,2s (G) e 12,3s (E)
Consumo urbano 12,7 km/l (e) e 9,7 km/l (g)
Consumo rodoviário 17,5 km/l (e) e 13 km/l (g)
Comprimento 4,47 metros
Entre-eixos 2,74 metros
Largura 1,73 metro
Altura 1,59 metro