Volkswagen e Toyota apresentam rivais do Jeep Compass
Os utilitários esportivos de porte médio cresceram e abriram espaço para um novo subsegmento, com modelos de porte menor e proposta urbana. São carros maiores que os jipinhos compactos, mas não tão grandes como Volkswagen Tiguan e Toyota RAV4, entre outros.
A primeira entre as principais marcas a perceber essa lacuna foi a Jeep. Em 2016, a marca lançou o Compass. A partir de 2021, ele não estará mais sozinho.
A Volkswagen apresentou nesta semana o Taos, SUV que terá motor 1.4 turbo (150 cv) e câmbio automático de seis marchas. O modelo será produzido na Argentina e sua estreia está prevista para o início de 2021.
Com aproximadamente 4,5 metros de comprimento, o novo utilitário esportivo deverá custar entre R$ 130 mil e R$ 160 mil. Todas as versões serão equipadas com seis airbags e sistema de som que se conecta a smartphones, além de direção com assistência elétrica e ar-condicionado.
O Taos deve chegar às lojas pouco antes de um concorrente de respeito que está sendo desenvolvido pela Toyota.
O SUV de origem japonesa já foi apresentado em alguns mercados como Corolla Cross, mas o nome ainda não foi confirmado para o Brasil.
O modelo da Toyota será produzido em Sorocaba (interior de São Paulo) e terá motor 2.0 flex (177 cv). Haverá também a opção híbrida, que pode ser movida a eletricidade em trechos curtos. As vendas devem começar no primeiro semestre do próximo ano.
Embora a marca ainda não tenha divulgado informações oficiais do Corolla Cross, é possível prever que seus preços serão semelhantes aos do Taos. Nesse quesito, o Compass leva vantagem.
O modelo da Jeep é produzido em Goiana (PE) e beneficiado por incentivos fiscais concedidos a montadoras instaladas na região Nordeste. Com isso, a fabricante pode ser mais agressiva em sua estratégia de mercado sem que isso prejudique a rentabilidade.
Hoje o Compass custa a partir de R$ 120,8 mil, valor que a marca afirma ser promocional. O SUV vai passar por mudanças em 2021, e a principal novidade será a adoção do motor 1.3 turbo flex com cerca de 170 cv, que deverá substituir o 2.0 aspirado (166 cv) usado atualmente.