Novo Hummer será elétrico e chegará às lojas dos EUA no fim de 2021
O Hummer está de volta, agora em versão elétrica. O utilitário que ganhou fama na Guerra do Golfo foi reinventado pela General Motors para ser vendido nos Estados Unidos.
O modelo apresentado nesta semana terá produção limitada e carroceria picape. Os compradores dispostos a pagar o equivalente a R$ 630 mil pela versão de lançamento receberão o veículo no segundo semestre de 2021.
De acordo com a GM, a opção de maior capacidade é capaz de percorrer até 560 quilômetros com uma carga completa.
Do modelo antigo, só resta o nome e o estilo parrudo. O V8 turbodiesel foi substituído por três motores elétricos que, somados, rendem pouco mais de 1.000 cv de potência, segundo os cálculos da montadora.
Os proprietários poderão passar por áreas alagadas sem medo de tomar choque. De acordo com a General Motors, o novo Hummer é capaz de transpor trechos com até 61 cm de profundidade.
As quatro rodas podem esterçar no mesmo sentido, o que faz a picape andar de lado. O recurso tem nome autoexplicativo: Crab Walk, que pode ser traduzido como “andar de caranguejo”. O recurso ajuda a sair de atoleiros.
Resta saber quem terá coragem de enfiar o modelo elétrico na lama. As versões mais em conta, que devem ser lançadas no fim do próximo ano, custarão o equivalente a R$ 449 mil nos Estados Unidos.
Produzido pela American Motors, o Humvee, nome original do Hummer, chegou ao exército americano em 1985. Era um veículo militar pouco conhecido até a Guerra do Golfo, quando sua imagem se tornou conhecida.
Versões civis foram lançadas no início dos anos 1990, quando a marca já estava sob o controle da General Motors. A produção havia sido encerrada em 2010.