Novo Nissan Versa se aproxima de sedãs médios em porte e comportamento
A nova geração do sedã Nissan Versa quer ser mais que um bom carro para o transporte por aplicativo. O modelo —que chega às lojas por a partir de R$ 73 mil— perdeu um pouco de espaço na parte traseira, mas ganhou conforto e harmonia no desenho.
Ao entrar na cabine, logo se percebe o quanto os bancos dianteiros melhoraram. A posição ao volante, que era um dos pontos fracos da geração anterior, agora se equipara à de sedãs de maior porte. O motorista dirige mais relaxado que antes, com acesso fácil aos comandos.
Todas as versões do novo Versa trazem motor 1.6 flex (114 cv), seis airbags, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sistema de som e ajustes elétricos das janelas, das travas e dos retrovisores.
Apenas o sedã mais simples é equipado com câmbio manual de cinco marchas. As outras três opções, que custam entre R$ 78 mil e R$ 93 mil, trazem a caixa automática do tipo CVT, que simula seis marchas.
O modelo foi avaliado na versão Exclusive, a mais equipada. Há faróis com LEDs nos fachos alto e baixo, sistema multimídia, sensores de ponto cego e frenagem automática em caso de colisão iminente.
A forração pode ser predominantemente clara ou escura, em material que imita couro. O pacote visual é complementado por maçanetas cromadas e detalhes prateados aqui e acolá. Nesse quesito, a Nissan peca pelo excesso.
O teste curto na pista fechada do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, comprovou o que o visual já entregava: do antigo Versa, só restou o nome.
Equipado com câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas, o novo Nissan mostra ter força suficiente para o uso cotidiano. Seu conjunto mecânico é similar ao dos concorrentes Honda City (a partir de R$ 65,8 mil) e Toyota Yaris sedã (R$ 81,8 mil), que têm motores 1.5 flex.
A carroceria manteve o equilíbrio no zigue-zague entre cones e nas curvas fechadas do circuito. A suspensão está mais firme que antes, e chega a incomodar a passar sobre desníveis. A culpa é das rodas de 17 polegadas que equipam a versão Exclusive – modelos mais simples trazem aro 15.
Embora tenha envelhecido 10 anos diante do novo modelo, o antigo Versa vai continuar em linha. O modelo, rebatizado como V-Drive, é vendido por R$ 59 mil na versão com motor 1.0 flex (77 cv).
Além de concorrer com City e Yaris, o novo Versa vai disputar espaço com as versões turbinadas do Chevrolet Onix Plus e do Volkswagen Virtus, cujos valores iniciais estão entre R$ 75 mil e R$ 85 mil.
Entretanto, com o aumento de preço dos sedãs médios, a Nissan também espera conquistar parte do público que não quer pagar mais de R$ 100 mil em modelos como Honda Civic e Toyota Corolla.