Volkswagen oferece aluguel de T-Cross e Tiguan por até dois anos

Aos poucos, o mercado de aluguel de carros por períodos longos deixa de ser exclusividade das locadoras. A Volkswagen lançou nesta quarta (4) seu próprio programa de assinatura no Brasil.

Chamado Sign&Drive, o novo plano é limitado a dois modelos –os SUVs T-Cross e Tiguan– e oferecido apenas em São Paulo. A contratação pode ser feita nas concessionárias ou pelo site da montadora.

A assinatura inclui gastos com documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), revisões e seguro. É o mesmo modelo de negócio oferecido pelas concorrentes Movida, Unidas e Porto Seguro Auto.

O plano de um ano para locação do T-Cross 1.0 turbo tem custo mensal de R$ 1.899. O Tiguan é oferecido com assinatura de dois anos e 24 parcelas de R$ 3.659. No fim do plano, o veículo é devolvido à montadora para ser revendido.

O locatário poderá rodar até 1.800 quilômetros por mês, em média. Se ultrapassar essa marca, terá de pagar uma taxa extra no fim do plano.

Rodrigo Capuruço, diretor da Volkswagen Financial Services Brasil, diz que outras opções serão oferecidas em breve. A marca ainda não definiu se será possível obter descontos ao antecipar parcelas.

A pandemia de Covid-19 tem ajudado a impulsionar o aluguel de longo prazo: há um novo público que deseja fugir do transporte compartilhado.

No passado, os clientes desse tipo de negócio se limitavam a empresas que precisavam de frotas de serviço. A mudança de perfil começou com os motoristas por aplicativo, que levaram à criação de planos voltados para a pessoa física.

O que a Volkswagen deseja, a princípio, é atrair um público de maior renda que pode comprar um carro, mas prefere a comodidade da assinatura, mesmo que isso represente um gasto maior ao longo dos anos.

As versões mais em conta do T-Cross 1.0 TSI e do Tiguan 1.4 TSI, ambas equipadas com câmbio automático, custam R$ 102.350 e R$ 146.880, respectivamente.

Com a entrada da Volkswagen no segmento, o serviço de assinatura deve se popularizar. A Toyota também investe na área por meio da Kinto, sua marca global voltada para soluções de mobilidade.