Perto de completar 10 anos no Brasil, chinesa JAC renova seus utilitários
A chinesa JAC Motors renovou três utilitários de uma só vez na linha 2021. Os modelos T40, T50 e T60 mudam por dentro e, principalmente, por fora.
Os três carros passam a ser equipados com teto solar elétrico de série. Os modelos ganharam ainda uma nova central multimídia que se conecta a smartphones por meio dos sistemas Android Auto e
Apple CarPlay.
Enquanto o T40 recebeu retoques visuais, o T60 mudou por completo na frente e na traseira. A alteração ocorre apenas um ano após o carro ser lançado –o que é ruim para quem apostou no modelo ao longo de 2020.
Os faróis convencionais foram substituídos pelo conjunto da moda: há luzes diurnas de LED na parte superior, enquanto o bloco que abriga os fachos alto e baixo foi deslocado para o para-choque.
Na traseira, o T60 2021 traz lanternas estreitas e interligadas. As laterais do carro foram preservadas –substituir portas e vidros exige um investimento bem maior, só justificado em uma troca de geração.
O SUV mantém o motor 1.5 turbo a gasolina (168 cv) e o câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas. O preço começa em R$ 119 mil. A versão elétrica deve chegar ao mercado em maio de 2021 e irá custar R$ 229,9 mil.
O modelo intermediário T50 (R$ 102 mil) segue o estilo dos faróis divididos em dois grupos óticos. Seu motor 1.6 a gasolina rende 138 cv e o câmbio é o mesmo do T60. Ambos são equipados com ar-condicionado digital, controles de estabilidade e seis airbags.
Mais simples, o T40 parte de R$ 80 mil em versão com câmbio manual e motor 1.5 flex (127 cv). As principais mudanças externas estão na parte frontal, que recebeu novo para-choque e grade com partes pintadas de preto brilhante.
A história da marca começou em março de 2011, quando foram lançadas as versões hatch e sedã do compacto J3. Na época, os preços partiam de R$ 37,9 mil.
Após um início promissor, as vendas despencaram devido a restrições aos importados, que foram impostas apenas seis meses após a marca chinesa iniciar suas operações no Brasil.
A JAC vai chegar aos 10 anos de atuação com foco em SUVs com motores elétricos ou a combustão, além de apostar em veículos comerciais movidos sempre a eletricidade, como o caminhão iEV 1200T com aplicação mais urbana. O utilitário é usado, por exemplo, na frota de guinchos de uma seguradora.