Carro mais vendido da Porsche no Brasil, 911 ganha nova versão GT3
A nova geração do esportivo 911 fez a Porsche acelerar enquanto outras marcas engatavam a marcha a ré no Brasil. A marca alemã teve alta de 32,4% nas vendas em 2020 na comparação com 2019, segundo a Abeifa (entidade que representa os importadores de veículos).
Foram emplacadas 755 unidades do modelo no ano passado, nenhuma por menos de R$ 500 mil. É o campeão de vendas da marca no país.
O sucesso faz a montadora alemã confirmar mais uma versão para o mercado nacional. Apresentado nesta semana na Europa, o 911 GT3 chegará no segundo semestre.
Embora seja homologado para circular nas ruas, o novo Porsche é, na essência, um carro para pistas de corrida. A começar pelo som do motor boxer de seis cilindros, que entrega 510 cv de potência. Trata-se do mesmo 4.0 utilizado nos modelos de competição de competição da marca.
De acordo com a fabricante, o 911 GT3 pode atingir a velocidade de 320 km/h e acelerar do zero aos 100 km/h em 3,4 segundos.
Anteparos aerodinâmicos –com destaque para o aerofólio gigantesco instalado na traseira— criam a pressão necessária para manter o Porsche grudado ao asfalto. O componente pode ser ajustado manualmente para o uso em autódromos.
A suspensão também foi feita para as pistas de corrida. O esportivo traz o sistema “double wishbone”, desenvolvido para melhorar o desempenho nas curvas.
A tradução de “wishbone” –osso do desejo— é menos estranha do que parece. O componente se assemelha à fúrcula, ossinho do peito do frango que era usado em disputas de sorte nos almoços de família.
Os primeiros compradores do novo GT3 na Europa receberão o esportivo em maio. O preço na Alemanha começa em 167,5 mil euros, valor que equivale a R$ 1,09 milhão.
As unidades que chegarão ao Brasil no segundo semestre serão equipadas com o câmbio automático PDK, de dupla embreagem e sete marchas.