Stellantis já produz motores turbo no Brasil para Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot

A Stellantis iniciou a produção nacional de seus novos motores turbo, que equiparão modelos das marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot. O anúncio foi feito nesta quarta (10) durante visita do presidente da empresa, Carlos Tavares, à fábrica de Betim (MG).

Foram investidos R$ 400 milhões na nova linha de montagem, e mais R$ 100 milhões serão aplicados até o fim deste ano. A planta faz parte do complexo industrial que monta modelos da marca Fiat desde a década de 1970.

Em um comunicado divulgado pela montadora, Tavares diz que “esta é uma grande notícia para a economia brasileira”.

O primeiro motor produzido será o 1.3 turbo (180 cv), que vai equipar as versões 2022 da picape Fiat Toro e dos utilitários esportivos da Jeep –Compass e Renegade, além do futuro modelo de sete lugares da marca americana.

O 1.0 turbo começará a ser feito no segundo semestre e terá três cilindros. A potência deverá ficar entre 100 cv e 120 cv.

Essa opção vai equipar carros compactos da Fiat, da Citroën e da Peugeot. Será o primeiro grande movimento industrial a envolver as francesas dentro do grupo Stellantis na América do Sul.

A sinergia tende a aumentar nos próximos anos, com o compartilhamento de plataformas. Isso possibilitará a produção de novos modelos no Brasil e na Argentina, independentemente da marca e da fábrica.

Embora apenas agora façam parte de um mesmo grupo, Fiat Peugeot e Citroën já têm longo relacionamento fabril, inclusive no Brasil.

Veículos comerciais leves das três marcas já dividiram a plataforma em Sete Lagoas (MG). Por meio de uma joint venture com a Iveco, foram montados os furgões Ducato, Boxer e Jumper. A parceria teve início em 2000 e foi encerrada em 2016.