Volkswagen diz que atingiu seu objetivo ao mentir sobre troca de nome nos EUA

Não foi verdade nem brincadeira, foi mentira mesmo. Para não ser mais uma entre tantas montadoras que divulgam notícias falsas no dia 1º de abril,  a Volkswagen se antecipou e afirmou nesta terça (30), em comunicado oficial, que mudaria seu nome para Voltswagen nos Estados Unidos.

O objetivo seria destacar a campanha de eletrificação da montadora no mercado americano.

“Desde o início, a intenção era gerar a consciência sobre um importante tema empresarial e setorial do país. As muitas respostas positivas nas redes sociais mostram que atingimos este objetivo”, diz a montadora em uma nota divulgada nesta quarta (31).

O problema é que a ação não se limitou às redes sociais da marca, que passaram o dia ostentando o nome falso.

Diferentemente de outras tantas iniciativas do tipo nessa época do ano, a montadora alemã, além de usar seus canais oficiais de notícias, optou por confirmar a informação a quem procurasse sua equipe americana de comunicação. Incluiu até um discurso do presidente da marca nos EUA no material que detalha a falsa troca de nome.

Volkswagen disse que passaria a se chamar Voltswagen nos Estados Unidos. Era mentira (Divulgação)

Ao longo do dia, o tema ocupou os sites de veículos de comunicação mundo afora e foi replicado por agências de notícias, sempre com a confirmação de representantes da Volkswagen.

Com a chancela da marca, o tom das notícias foi mudando. O que aparentava ser uma brincadeira pela manhã se tornou uma verdade surpreendente à tarde e virou uma grande mentira à noite, quando o jornal The Wall Street Journal, que também havia noticiado a mudança como real, ouviu de um representante da marca na Alemanha que se tratava de fake news.

A essa altura, a Volks registrava alta em suas ações nos EUA e o alvo da campanha de marketing, o utilitário elétrico ID.4, ganhava destaque.

A filial brasileira da marca não foi avisada da brincadeira e se assustou ao ver o comunicado oficial.

O ponto crucial para que jornalistas e influenciadores do mundo inteiro acreditassem no comunicado foi o dieselgate. A mudança de nome para Voltswagen, mesmo que temporária, seria uma tentativa coerente de apagar de vez o maior escândalo de emissões já registrado.

Em 2015, a VW admitiu ter manipulado os resultados de testes com veículos à diesel nos EUA, fingindo que estes respeitavam os padrões americanos para a emissão de poluentes. A fraude envolveu 11 milhões de veículos e gerou punições bilionárias à fabricante.

Como a notícia falsa de agora movimentou o mercado de ações, a montadora pode ter problemas legais. Além disso, a mentira confirmada por meios oficiais trouxe o dieselgate de volta ao noticiário justamente quando a empresa inicia sua virada elétrica nos EUA.

“O que começou como um esforço de 1º de abril deixou o mundo inteiro agitado. Acontece que as pessoas são tão apaixonadas por nossa herança quanto por nosso futuro elétrico. Então, seja Voltswagen ou Volkswagen, ter as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa”, diz uma mensagem publicada nesta quarta (31) pelo Twitter oficial da montadora.