Volvo encerra venda de carros novos movidos apenas a gasolina no Brasil
A Volvo confirmou nesta terça (18) que venderá somente modelos híbridos e elétricos no mercado brasileiro.
Ao longo de 2020, a marca sueca que faz parte do grupo chinês Geely retirou versões movidas apenas a gasolina de seu portfólio. Os carros híbridos representaram 63% dos emplacamentos da montadora no país no ano passado.
A medida já havia sido implementada na Noruega. Outros mercados em que a Volvo atua passarão pela mesma mudança nos próximos anos. É o primeiro passo de um grande processo: a partir de 2030, todos os automóveis de passeio produzidos pela montadora serão 100% elétricos.
Hoje a empresa comercializa veículos híbridos plug-in no Brasil. São carros que rodam com gasolina, eletricidade ou a combinação de ambas. É possível fazer recargas na tomada, o que permite uma autonomia de aproximadamente 40 quilômetros sem queimar combustível.
O primeiro veículo 100% elétrico da Volvo no Brasil será o XC40 Recharge Pure. O utilitário esportivo está em pré-venda por R$ 389.950, e as entregas aos clientes começam em setembro.
De acordo com a montadora, o modelo pode rodar até 418 quilômetros com uma carga completa. A combinação de seus dois motores (um em cada eixo) gera potência equivalente a 408 cv.
Devido à instalação das baterias no assoalho do carro, o porta-malas perdeu capacidade: passou de 460 litros para 414 litros.
Há uma compensação: com a adoção dos motores elétricos instalados junto aos eixos do XC40, abriu-se espaço para um porta-objetos com capacidade para 31 litros sob o capô. É o suficiente para uma mochila.
A marca anunciou um programa de subsídios para instalação de pontos de recarga em empreendimentos residenciais e comerciais.
Na cidade de São Paulo, desde 31 de março, uma norma obriga novos prédios registrados na prefeitura a oferecer um sistema de recarga para carros elétricos ou híbridos.