Ford Bronco chega ao Brasil e passa por teste na lama e no asfalto

Em processo de reconstrução da própria imagem, a Ford dedicou ao utilitário Bronco o mesmo tratamento dado ao cupê esportivo Mustang. Na visão da montadora, não são apenas carros: são grifes.

As provas dessa escolha aparecem nos detalhes do SUV com tração 4X4, que começa a ser vendido no Brasil em sua versão mais equipada. Importado do México, tem preço sugerido de R$ 256,9 mil em versão única.

O emblema no volante do Bronco não é o oval azul da Ford. Em seu lugar está um cavalinho pronto para dar um coice, imagem que representa o SUV desde sua primeira geração, lançada em 1965.

O nome do carro também substitui o da montadora tanto na grade frontal como na tampa do porta-malas.

Bronco na pista de testes da Ford em Tatuí, interior de São Paulo (Divulgação)

O desenho ao quadrado lembra o Bronco do passado, e as semelhanças param por aí. O novo carro tende para o luxo e oferece bom desempenho com seu motor 2.0 turbo a gasolina (248 cv). O antigo era um bicho do mato.

Os americanos podem comprar uma versão voltada para o off-road extremo, que concorre com o Jeep Wrangler. Mas a opção Sport Wildtrak que vem para o Brasil também é capaz de vencer terrenos difíceis, bem como o concorrente Jeep Compass Trailhawk (R$ 216,9 mil), que tem motor turbodiesel (170 cv), e o Land Rover Discovery Sport 2.0 turbo flex (249 cv, a partir de R$ 285 mil).

A Ford montou um circuito fora de estrada dentro de seu campo de provas, em Tatuí (interior de São Paulo). O Bronco chafurdou e se virou bem para sair de trechos alagados e escorregadios.

O Bronco pareceu empacar em uma piscina de água lamacenta, mas bastou girar um botão no console e selecionar o melhor modo de tração para aquele terreno, controlar a aceleração e seguir em frente.

A tela instalada no meio do quadro de instrumentos exibe animações enquanto o motorista escolhe o modo de condução. Ao selecionar a opção “Escorregadio”, o mostrador fica azulado e as bordas parecem congelar.

Sobre o piso coberto de pedriscos, a eletrônica manteve o carro sob controle.

Embora não seja possível fazer off-road pesado com a versão Sport –nem pense em subir paredões rochosos ou passar por trechos com muita erosão–, o conforto de rodagem em condições ruins vai agradar o público que deseja um carro parrudo para aventuras nas folgas.

O interior emborrachado facilita a limpeza após as viagens, mas os materiais que imitam couro na forração de bancos e portas, além de uma extensa lista de itens de série, mostram que o foco está no uso urbano.

É no asfalto que o sobrenome Sport ganha sentido. O Bronco chegou aos 100 km/h em 7,5 segundos, segundo a medição feita em pista fechada pelo Instituto Mauá de Tecnologia. As médias de consumo também foram elogiáveis para um modelo a gasolina: 9,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

O vigor na rodovia aproxima o SUV da Ford do Volkswagen Tiguan R-Line, que também é equipado com motor 2.0 turbo (230 cv) e custa a partir de R$ 233,7 mil. Enquanto o Ford tem mais recursos para o uso fora de estrada, o Volks oferece cabine ampla e sete lugares.

O Bronco vai dividir espaço nas lojas com o utilitário urbano Territory, que é importado da China, tem motor 1.5 turbo (150 cv), tração dianteira e custa R$ 197,9 mil na versão Titanium. A única semelhança entre os modelos é o nome do fabricante.

Ford Bronco Wildtrak

Preço: R$ 256,9 mil
Motor: dianteiro, transversal, a gasolina, 2.0 turbo
Potência: 240 cv a 5.500 rpm
Torque: 38 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão: Tração integral, câmbio automático de oito marchas
Pneus: 225/65 R17
Peso: 1.718 kg
Porta-malas: 580 litros
Comprimento: 4,39 m
Largura: 1,88 m
Altura: 1,81 m
Entre-eixos: 2,67 m

Aceleração: (0 a 100 km/h) 7,5s
Retomada (80 km/h a 120 km/h): 4,8s

Frenagem: (80 km/h a 0) 33,9 m

Consumo urbano: 9,6 km/l
Consumo rodoviário: 15,3 km/l

Medições de consumo e desempenho feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia