Novo elétrico da Volkswagen repete o Fusca e vem com motor traseiro

A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (9) o ID3, primeiro modelo de sua nova família de veículos elétricos. O carro é a principal atração da marca alemã no Salão do Automóvel de Frankfurt.
Sua carroceria hatch tem dimensões próximas às do Golf, o que reforça o apelo urbano. A marca promete comercializá-lo na Europa por um preço inferior a 30 mil euros (R$ 135,6 mil). As vendas terão início em 2020.

O motor elétrico fica na traseira, assim como no velho Fusca. A potência equivale a aproximadamente 200 cv.

De acordo com a montadora, a versão mais em conta poderá rodar até 420 quilômetros com uma carga completa de suas baterias. Esse ciclo considera o uso urbano do carro, situação em que as frenagens ajudam a recuperar energia.
Volkswagen ID3 tem motor instalado na parte traseira (Eduardo Sodré/Folhapress)
Recarregadores rápidos, de 100 kW, adicionam 290 quilômetros de autonomia em 30 minutos.
O botão que funciona como seletor do câmbio está instalado junto ao volante. O espaço que tradicionalmente abrigaria a alavanca de marchas foi transformado em um porta-objetos.
O assoalho elevado por causa das baterias faz o passageiro do banco traseiro ficar com o joelho elevado, o que causa um pouco de desconforto.
Na frente, nada a reclamar. Os painéis digitais dão o ar de modernidade em um carro que nasce para ser convencional e alcançar um grande volume de vendas.

O primeiro conceito ID foi revelado em 2016, ano seguinte ao escândalo que ficou conhecido como dieselgate. Foram descobertas adulterações que burlavam testes de emissões de carros a diesel produzidos pelo grupo VW.

O carro elétrico estreia com a responsabilidade de representar uma nova era para a Volkswagen, inclusive com mudança na logomarca clássica da empresa, agora com o “V” e o “W” com traços mais simples, sem bordas ou sombras.