Land Rover apresenta novo Defender, que chega ao Brasil em 2020

O estande da Land Rover no Salão do Automóvel de Frankfurt já estava cheio uma hora antes de sua grande novidade ser revelada. O público formado por jornalistas de todo o mundo aguardava a apresentação do novo Defender.

A primeira exibição do utilitário equivale ao que aconteceu há 25 anos quando a Volkswagen exibiu o primeiro conceito do New Beetle em Detroit, que anos depois foi transformado em um Fusca modernizado. O que os ingleses fazem agora é reinventar seu carro mais icônico, que havia saído de linha em 2016 após 68 anos no mercado.

O Defender 2020 preserva o estilo quadrado que o acompanha desde 1948, ano em que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Amsterdã. A empresa garante que a valentia da geração anterior também foi mantida, conciliada a luxos que combinam mais com o asfalto do que com a lama.

Há quatro opções de motorização, duas a diesel e duas a gasolina. De acordo com a Land Rover, também haverá versões híbridas.

A opção mais potente tem motor 3.0 turbo (gasolina) de 400 cv. Toda a linha é equipada com câmbio automático de oito marchas produzido pela empresa ZF.

O Defender pode ser equipado com suspensão a ar adaptativa, capaz de interpretar as condições do piso e preparar o carro para o pior. Há também módulos eletrônicos que fornecem atualizações ao veículo, algo similar ao que ocorre com smartphones.

O início das vendas no Brasil está confirmada para o segundo semestre de 2020.

É difícil se aproximar do carro, sempre cercado por jornalistas que acompanham o Salão do Automóvel de Frankfurt.

Painel da nova geração do Land Rover Defender

Quando, enfim, se torna possível acessar a cabine do Defender, se encontra um interior que parece simples diante de outros modelos da Land Rover, mas que se torna suntuoso se comparado às versões antigas do Defender.

O piso tem revestimento de borracha, material mais fácil de limpar. A posição ao volante é bem mais acolhedora que antes, mas a base de comparação não é das melhores: o utilitário antigo não era nada ergonômico.

A versão curta 90 tem duas portas e espaço razoável no banco traseiro. Já a opção alongada 110 oferece dois assentos extras instalados no porta-malas.

Embora tenha ficado bem mais luxuoso que antes, o Defender 2020 não parece ser a opção mais indicada para o uso na cidade, que se tornou o habitat natural dos utilitários.

A proposta é oferecer conforto no uso off-road, mas sem exagerar nos mimos desejados por quem só usa seus jipões no meio urbano.

O Salão do Automóvel de Frankfurt será aberto ao público nesta quinta (12).

Lateral do novo Land Rover Defender 90, que tem estepe fixado na tampa traseira