Picape mais potente do Brasil tem 400 cv e custa R$ 400 mil

No início dos anos 1990, logo após a reabertura do mercado aos carros importados, a Dodge RAM desembarcou no Brasil por meio de revendedores independentes.

Após algumas idas e vindas, a picape se firmou no mercado, passou a ser trazida oficialmente e virou uma marca própria dentro do grupo FCA Fiat Chrysler. Agora é oferecida uma nova opção.

A RAM 1500 Rebel chega ao país como o modelo mais potente de sua categoria. São 400 cv extraídos da geração atual do Hemi 5.7 V8 a gasolina, motor que vem evoluindo desde os anos 1950 e, apesar de não ser um exemplo de economia de combustível, já faz parte da história do automóvel.

Picape RAM 1500 Rebel pode transportar até 610 quilos de carga (Divulgação)

A fabricante afirma que a nova picape pode partir da imobilidade e chegar aos 100 km/h em 6,4 segundos, sendo tão rápida quanto um Volkswagen Golf GTI.

Rápida em linha reta, vale, dizer. Com seis metros de comprimento e pesando 2.610 quilos, exige cuidado nas curvas, apesar de parecer mais estável que as picapes médias tradicionais, movidas a diesel.

A RAM 1500 custa a partir de R$ 400 mil e não nasceu para o trabalho: é um veículo pensado para o lazer e longas viagens, que pode ser dirigido por motoristas com carteira tipo B e tem capacidade de carga de apenas 610 quilos. Seu câmbio é automático, com oito marchas.

O grupo FCA iniciou o processo de pré-venda, com as primeiras entregas previstas para abril.

A RAM 2500 Laramie (R$ 367 mil), que é maior e movida a diesel, pode transportar 1.030 quilos e exige habilitação do tipo C, a mesma de caminhões leves.

Na visão da FCA, a 1500 será o segundo ou terceiro veículo de famílias abastadas e concorrerá com utilitários esportivos de alto luxo, como o BMW X5, Mercedes GLE e Audi Q7.

Cinco adultos viajam sem aperto –os três ocupantes do banco traseiro conseguem cruzar as pernas sem esbarrar nos assentos da frente. Com as janelas fechadas, o som do V8 sob o capô se transforma em um ruído abafado ao longe.

Tela da central multimídia da RAM 1500 tem 12 polegadas (Divulgação)

Para tentar compensar o consumo elevado (6,6 km/l na estrada) e evitar paradas frequentes nos postos, o tanque tem capacidade para 98 litros. A RAM 1500 pode ser abastecida com gasolina do tipo comum: não há recursos tecnológicos no Hemi V8 que exijam combustível premium.

A simplicidade mecânica é um dos argumentos da fabricante para atrair consumidores no Brasil profundo. São regiões com muito dinheiro, pouca assistência técnica e agronegócio em alta.

A tela de 12 polegadas do sistema multimídia concentra todas as funções de entretenimento e exige tempo para ser plenamente operada. Nada que assuste quem já está se acostumando com o maquinário agrícola atual, altamente conectado.

Bancos dianteiros trazem o nome da versão bordado nos encostos (Divulgação)